Um hotel de insetos assinado por duas turmas do 4.º ano
Um hotel de insetos sem painel é um monte de troncos furados que ninguém repara. Com um painel, torna-se um sítio que se olha, que se mostra, de que se fala.
Quando a escola Ambroise Paré, a algumas ruas do meu ateliê, me falou do seu projeto com a Liga para a Proteção das Aves, a questão não era saber se era preciso um painel. Era saber o que íamos pôr nele. A resposta era evidente: os próprios alunos.
Durante o ano letivo de 2025/2026, as turmas CM1A e CM1B observaram insetos e depois desenharam-nos. Eu encarreguei-me do resto.
Uma trintena de desenhos, nenhum posto de lado
Impus-me uma regra desde o início: nenhum desenho seria posto de lado. Joaninhas, libélulas, borboletas, abelhas, escaravelhos, está tudo no painel, sem triagem nem hierarquia.
É isso que dá ao conjunto a sua densidade um pouco alegre. E é sobretudo isso que faz com que cada criança possa encontrar o seu, e isso para mim não era negociável.
Respeitar o traço sem o corrigir
Reproduzir o desenho de uma criança nada tem a ver com reproduzir um logótipo. Um traçado limpo e fechado corta-se sem discussão. O traço de um aluno, esse, interrompe-se, sobrepõe-se e deixa aberturas onde a matéria precisaria de se segurar.
Todo o meu trabalho consiste em respeitar esse traço sem o embelezar. A tentação de endireitar uma simetria, igualar um par de asas ou recentrar uma antena é grande. Aprendi a desconfiar dela: seria falhar o essencial. O que torna este painel cativante é justamente reconhecer-se a mão de cada criança.
O meu trabalho não era fazer belos insetos, mas exatamente aqueles que os alunos tinham desenhado.
Uma trintena de insetos pintados à mão
Saída a gravação da máquina, estava tudo ainda da cor da madeira. Pintei cada inseto à mão, um a um. É a parte mais longa do projeto, e de longe.
Trabalho sozinha no ateliê, por isso este tipo de série faz-se ao longo dos dias, pincelada após pincelada. Uma joaninha exige pouco tempo; uma borboleta de asas variegadas muito mais. A nuvem do título, em degradê do verde ao amarelo, foi retomada várias vezes até o tom me agradar.
É um tempo que nunca se fatura verdadeiramente. Mas quando se vê os insetos ganharem vida um a um, percebe-se porque se faz esta profissão.
Porquê os insetos
Quando se fala de proteção da natureza a crianças, pensa-se primeiro nas aves, nos ouriços, nos animais que têm olhar. Os insetos raramente vêm em primeiro lugar, apesar de serem a base de tudo o resto: sem eles, não há polinização, nem aves, nem jardins.
Fazê-los desenhar obriga a olhar para eles a sério. Quantas patas, onde se prendem as asas, como são as antenas. Uma criança que desenhou uma abelha já não a confunde com uma vespa. E, depois de o painel estar colocado no hotel de insetos, a observação continua ao vivo.
A madeira em vez do papel
Um desenho afixado com pioneses acaba desbotado no fundo de um dossiê. A mesma forma gravada na madeira coloca-se lá fora, resiste às estações e ainda lá estará no ano seguinte para os alunos que chegam. Muda de estatuto: passa a ser um elemento do recreio, não um trabalho de casa.
O painel terminado
Aqui está, pronto a ser instalado. Suspenso pelo seu cordel, encimado por um girassol, com os seus trinta e tal habitantes.
Um projeto à escala do concelho
A escola e o meu ateliê ficam na mesma cidade. Este tipo de colaboração não exige qualquer logística complicada: desenhos recolhidos em mão, algumas idas e vindas, um painel devolvido pronto.
É provavelmente a forma mais simples de mostrar a alunos que existe uma profissão manual ao pé de casa e que é exercida por alguém que podem conhecer.
Tem um projeto do mesmo género?
Se é professor, animador ou responsável de uma associação, escreva-me, terei todo o gosto em conversar. O princípio transpõe-se sem dificuldade: sinalética de horta pedagógica, painéis de um percurso de natureza, placas de porta de salas de aula, mural coletivo em madeira cortada.